IMG_7522_edited.jpg

Edson Figueiredo

     Edson Figueiredo é violonista, professor e pesquisador. Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação da Profa. Dra. Liane Hentschke. Mestre em Cognição e Filosofia da Música pela Universidade Federal do Paraná, sob orientação da Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo. Bacharel em Instrumento (violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sob orientação  do Prof. Dr. Mário da Silva. Durante seu doutorado, recebeu financiamento do governo brasileiro para estagiar na Simon Fraser University, em Vancouver, onde estudou com a Profa. Dra. Susan O’Neill, uma das maiores referências sobre o estudo de motivação para ensino e aprendizagem musical. Com sua sólida formação, Edson realiza cursos, palestras e oficinas sobre a psicologia da motivação no ensino de instrumento musical e sobre didática do violão (confira aqui).

     Edson iniciou suas atividades de ensino aos 18 anos, trabalhando em escolas particulares de música e com ensino particular. Em 2004 foi admitido como professor de violão na Escola de Música Donaldo Ritzmann, instituição mantida pelo município de São Bento do Sul (SC), cargo que ocupou até 2011. Entre 2014 e 2015 atuou como professor temporário no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde ocupou o cargo de professor de violão no Curso Técnico em Música. Desde 2015 atua como professor efetivo no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí, onde leciona as disciplinas de Prática Instrumental (violão) e Didática do Instrumento. Também desenvolve pesquisas sobre motivação para o ensino e aprendizagem de instrumentos musicais (confira aqui).

     Como instrumentista, transita entre diferentes gêneros, tendo se apresentando com grupos de música popular, orquestras e recitais solos. Como solista apresentou-se com o Grupo de Câmara Donaldo Ritzmann, Orquestra de Violões da EMBAP e Orquestra Prelúdio da TV Cultura, onde foi regido pelo Maestro Julio Medaglia (confira aqui). Participou de programas de rádio, TV, shows de música popular e gravações de CDs. Atualmente, Edson desenvolve um trabalho solo com repertório original para violão (confira aqui).